terça-feira, 3 de junho de 2008

Rio Grande: CRAM abriga filhote de lobo-marinho encontrado na praia

Um filhote de lobo-marinho (Arctocephalus australis), nascido no final do verão, é o mais novo "hóspede" do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram) do Museu Oceanográfico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Ele foi encontrado na beira da praia do Cassino, próximo ao antigo Terminal Turístico, por um popular e entregue no Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), que o encaminhou ao Cram.
Segundo o Nema, a pessoa que o encontrou levou para o Núcleo porque um cachorro estaria impedindo o lobinho de sair da água. O veterinário Rodolfo Pinho da Silva, do Cram, disse tratar-se de um filhote que deve ter saído da Ilha dos Lobos, em Punta del Este, ou de Cabo Polonio, e ter se afastado de seu local devido aos temporais ocorridos nos últimos dias. No Cram, ontem, ele já recebeu alimentação - papa de pescado com vitaminas. Hoje, será submetido a exames.

O pequeno animal, de 70 centímetros de comprimento, deve permanecer no Centro de Recuperação até conseguir se alimentar de peixes inteiros, o que ocorrerá em forma de aprendizado, uma vez que, "como nesta fase estaria mamando, haverá mudança no seu processo de digestão". Os técnicos do Cram vão ficar acompanhando o desenvolvimento do lobinho e quando ele estiver em condições de comer sozinho, será liberado.

Nenhum comentário: