segunda-feira, 2 de junho de 2008

Tripulantes são resgatados em alto mar e trazidos para Rio Grande

No dia 10 de maio, cerca de 29 veleiros partiram de San Fernando (Argentina) rumo ao Brasil no chamado Crucero de la Amistad (Cruzeiro da Amizade). Em Rio Grande, os participantes fizeram uma pequena parada no Yacht Club do Rio Grande, primeira escala no País.

Mesmo com previsão de mau-tempo, um grupo de cinco veleiros saiu do Rio Grande no domingo, 25, com o mar alto. Na terça-feira seguinte, em função de ventos fortes em direção contrária aos barcos, quatro dos veleiros arribaram em Imbituba (SC). Não havia notícias do Ilikai, até que chegou a solicitação de resgate por parte do Kickapoo Belle, um cargueiro de 160 metros de comprimento, que entrou em contato com o Yacht Club rio-grandino.

Depois de enfrentarem uma tempestade e ondas de até quatro metros, dois tripulantes do veleiro argentino Ilikai - que integrava o “Crucero de la Amistad”. Com o acidente, o comandante do veleiro, Miguel del Rio, e o tripulante, Pablo Gato, ficaram à deriva em alto-mar. O primeiro teve duas costelas fraturadas e precisou ser encaminhado até o pronto-socorro da Santa Casa do Rio Grande.

Os tripulantes foram ouvidos pela Capitania dos Portos e em seguida liberados, seguindo viagem para Buenos Aires.

O Cruzeiro da Amizade tem como objetivo central apenas a navegação em conjunto, onde os participantes conhecem diversos portos, ampliando os conhecimentos náuticos e culturais, através de um cruzeiro de integração.

Nenhum comentário: